domingo, maio 18, 2025
  • Revista Valinhos Up!
  • Fale Conosco
  • Anuncie
Revista Valinhos Up!
  • Home
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
  • Agenda
  • UP! Gente que Faz
  • Carta do Editor
  • Gastronomia
  • Mundo Pet
  • Opinião
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Revista Valinhos Up!
  • Home
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
  • Agenda
  • UP! Gente que Faz
  • Carta do Editor
  • Gastronomia
  • Mundo Pet
  • Opinião
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Revista Valinhos Up!
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Estilo de Vida

Veganismo ecocêntrico ou antropocêntrico? Pesquisa revela motivações para não consumir produtos de origem animal

Estudo do CEUB mapeia perfis psicossociais e analisa fatores cognitivos e afetivos do veganismo

Folha de Valinhos Por Folha de Valinhos
29 de outubro de 2024
em Estilo de Vida
Tempo de leitura: 2 mins
A A
0
Veganismo ecocêntrico ou antropocêntrico? Pesquisa revela motivações para não consumir produtos de origem animal
586
Compartilhamentos
3.3k
Vizualizações
Compartilhe no FacebookCompartilhe no XCompartilhe no LinkedInCompartilhe no WhatsApp

Você também pode gostar

Neste Dias das Mães, vamos cuidar de quem cuida

Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo

Uso de apps de relacionamento estimula procedimentos estéticos, diz estudo

O que leva quem consumiu produtos de origem animal desde o início da vida a se tornar vegano? Mais do que uma tendência alimentar, o veganismo – que propõe eliminar todas as formas de exploração animal – cresce como movimento social baseado em valores ideológicos. Cerca de 30 milhões de brasileiros (14% da população) se declara vegana ou vegetariana, de acordo com o Ibope Inteligência. Pesquisa de estudantes de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (CEUB) identificou por qual tipo de compromisso ético e quais fatores emocionais a adesão ao veganismo é impulsionada.
No estudo, Amanda Cavalcanti e Diego Moreira investigaram os fatores cognitivos e emocionais que sustentam esse estilo de vida. Enquanto emoções positivas, como alívio da culpa e sensação de paz, são importantes na manutenção do veganismo, revolta e culpa funcionam como gatilhos para a adoção do veganismo. “A coexistência de afetos positivos e negativos demonstra a complexidade da jornada vegana, que envolve tanto a busca por um estilo de vida ético quanto o enfrentamento das injustiças ambientais e sociais”, explica Diego Moreira.
A análise quantitativa avaliou a preponderância de afetos e crenças em argumentos contra e a favor do veganismo  revelou que 85% dos argumentos a favor do veganismo tinham natureza ecocêntrica, enquanto 89,48% dos argumentos contrários eram pautados por crenças antropocêntricas. Portanto, a defesa do veganismo está fortemente embasada em valores que promovem a preservação ambiental, em oposição a argumentos que justificam a exploração dos recursos naturais em prol do benefício humano. “Quem adere ao veganismo é influenciado por ambos os tipos de crenças, mas a sustentabilidade predomina”, concluem Cavalcanti e Moreira.
Preocupação com o meio ambiente ganha destaque
O estudo revela que este é um resultado positivo, enquanto as escolhas antropocêntricas se destacam entre aqueles que se opõem em pensar em sustentabilidade. “Os achados reforçam a importância de conscientizar sobre o impacto ambiental das escolhas alimentares e incentivar discursos que evidenciem a interconexão entre seres humanos e a natureza”, refletem os autores.
A orientadora do projeto de iniciação científica e professora de Psicologia do CEUB, Lígia Abreu Cruz, menciona que, recentemente, a Sociedade Brasileira de Psicologia assinou um compromisso global com outras entidades de Psicologia, com o objetivo de contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estudos como esse resultam em orientações práticas e baseadas em evidências sobre como promover campanhas para incentivar o veganismo, uma prática que, segundo o relatório da ONU sobre mudanças climáticas, está ligada à redução do consumo de produtos de origem animal.”
Metodologia da pesquisa
A primeira etapa do estudo consistiu na abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas e análise dedutiva dos dados, utilizando a metodologia de Minayo. Já na segunda etapa, os pesquisadores realizaram uma análise temática de conteúdo a partir de dados secundários, organizando-os em categorias como: comentários racionais, afetos positivos e negativos.
Tags: VEGANISMO
Compartilhe234Tweet147Compartilhe41Enviar
Publicação Anterior

Valinhos se despede de Anélio Zanuchi

Próxima Publicação

Mostra SESI-SP de Jazz & Blues celebra a potência desses gêneros em novembro

Folha de Valinhos

Folha de Valinhos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque sed ante eget tortor viverra consequat id ac risus. Quisque posuere fermentum turpis vel maximus.

Relacionado Posts

Neste Dias das Mães, vamos cuidar de quem cuida
Estilo de Vida

Neste Dias das Mães, vamos cuidar de quem cuida

Por Luciana
9 de maio de 2025
Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo
Estilo de Vida

Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo

Por Luciana
7 de maio de 2025
Uso de apps de relacionamento estimula procedimentos estéticos, diz estudo
Estilo de Vida

Uso de apps de relacionamento estimula procedimentos estéticos, diz estudo

Por Luciana
5 de maio de 2025
Consumo de bebidas ricas em açúcar pode aumentar risco de câncer oral
Estilo de Vida

Consumo de bebidas ricas em açúcar pode aumentar risco de câncer oral

Por Luciana
2 de maio de 2025
Cores de cabelo em alta: conheça as tendências do momento
Estilo de Vida

Cores de cabelo em alta: conheça as tendências do momento

Por Luciana
7 de abril de 2025
Próxima Publicação
Mostra SESI-SP de Jazz & Blues celebra a potência desses gêneros em novembro

Mostra SESI-SP de Jazz & Blues celebra a potência desses gêneros em novembro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Revista Up! Versão Digital

Edição Outuno_março 2025

Edição março de 2025

PUBLICIDADE

Mais lidas

  • SOTER promove encontro em Valinhos e discute o papel da religião na sociedade contemporânea

    SOTER promove encontro em Valinhos e discute o papel da religião na sociedade contemporânea

    662 Compartilhamentos
    Compartilhe 265 Tweet 166
  • Marie Méditerranéen chega ao Iguatemi Campinas

    611 Compartilhamentos
    Compartilhe 244 Tweet 153
  • A Importância da Extensão da Licença-Maternidade e da Estabilidade do retorno pós licença às mães de Bebês Prematuros

    600 Compartilhamentos
    Compartilhe 240 Tweet 150
  • Chieko Aoki destaca importância e o potencial do turismo no interior de São Paulo

    590 Compartilhamentos
    Compartilhe 236 Tweet 148
  • Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo

    590 Compartilhamentos
    Compartilhe 236 Tweet 148
PUBLICIDADE

Categorias

  • Agenda (49)
  • Carta do Editor (1)
  • Entretenimento (24)
  • Estilo de Vida (38)
  • Gastronomia (21)
  • Mundo Pet (18)
  • Opinião (25)
  • UP! Gente que Faz (28)
Instagram
Revista Valinhos Up!

Endereço: Rua Luiz Favrin, 332
Lenheiro – Valinhos/ SP
CEP.: 13272-020

Tel.: (19) 97141-2437
E-mail: [email protected]

Seja bem-vindo ao novo portal da Valinhos UP! Aqui, acreditamos no poder das histórias que inspiram, conectam e transformam vidas. Nosso compromisso é trazer conteúdo relevante, destacando conquistas, superações e iniciativas que impactam positivamente a comunidade. Explore notícias positivas, ideias inovadoras e reflexões que incentivam o crescimento pessoal e coletivo. Somos um espaço dedicado a celebrar o otimismo e promover conexões significativas. Navegue, compartilhe e faça parte dessa jornada de inspiração e transformação!

André Reis

Publisher e diretor Executivo

MTB: 56.841/SP

Luciana Brandini

Comercial

Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião da Revista UP! Valinhos.
© 2024 Revista Up! Valinhos - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
  • Agenda
  • UP! Gente que Faz
  • Carta do Editor
  • Gastronomia
  • Mundo Pet
  • Opinião

Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião da Revista UP! Valinhos.
© 2024 Revista Up! Valinhos - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.