A partir deste sábado , dia 1, o Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini será o ponto de encontro dos amantes do samba e da folia. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta a “Vila do Samba – Adoniran 115 anos”. O evento celebra o legado do compositor Adoniran Barbosa, um dos maiores nomes da música brasileira, e resgata a tradição do Carnaval na cidade.
A programação, que se estende até a segunda-feira, dia 3, tem atrações para pessoas de todas as idades, desde shows de samba, pagode e axé até atividades infantis, desfiles de blocos e uma decoração temática que transformará o visual do parque. Com entrada gratuita, o evento deve atrair visitantes de toda a região, movimentando a economia local e gerando centenas de empregos diretos e indiretos.
Memória ao legado de Adoniran
A escolha do tema é uma forma de honrar Adoniran Barbosa, filho ilustre de Valinhos, conhecido por clássicos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”. A festa será uma imersão na cultura brasileira, com uma programação diversificada que inclui música, gastronomia, diversão e convivência saudável.
“Estamos muito felizes em trazer de volta o Carnaval para Valinhos. É uma festa que faz parte da nossa história e que merece ser celebrada com toda a energia e alegria. Além de homenagear Adoniran Barbosa, queremos oferecer um evento inclusivo, onde toda a família possa se divertir em um ambiente seguro e acolhedor”, destacou o secretário de Cultura, Fabrício Bizarri.
A expectativa é que o evento gere um impacto econômico de cerca de R$ 1 milhão, reforçando o turismo e o comércio local. Com atrações para crianças, jovens, adultos e idosos, a “Vila do Samba” promete ser um marco na retomada das festividades carnavalescas na cidade.
Ação solidária na folia
O evento também terá uma contrapartida social importante. O estacionamento oficial, no valor de R$ 15,00, terá sua renda revertida para a Asserutil (Associação de Entidades de Assistência Social e Utilidade Pública de Valinhos).
Além disso, a tradicional barraca de lanches da Asserutil, sucesso na Festa do Figo, estará disponível para os visitantes do Carnaval. Toda a renda arrecadada será destinada aos projetos sociais associados. Na praça de alimentação oficial haverá também venda de chopp, pastel, espetinhos, doces, sorvete, entre outros. Será proibida a entrada de pessoas no recinto do evento, inclusive no estacionamento, portando e consumindo bebidas, exceto água.
Atrações para toda a família
A programação da “Vila do Samba – Adoniran 115 anos” inclui atrações para todos os gostos e idades:
Shows musicais: Axé, samba, pagode e marchinhas de Carnaval.
Decoração temática: O parque será transformado em uma vila do samba, com elementos que remetem à obra de Adoniran Barbosa.
Praça de alimentação: Food trucks oferecerão opções variadas para os foliões.
Feira de artesanato: Expositores locais apresentarão seus trabalhos no pavilhão do parque.
Área Kids: Espaço dedicado às crianças, com atividades lúdicas, pintura facial e concurso de fantasias.
Desfile de blocos carnavalescos: Tradicionais grupos da região desfilarão pelo parque.
Matinê no Clube de Mães: Uma opção para crianças e idosos curtirem o Carnaval em um ambiente familiar.
Programação oficial
Confira a programação completa do evento:
01/03 (Sábado)
10h: Abertura do Parque
11h: Bloco DO BEM (APAE e ACESA)
13h: Samba da Vila (Samba / Samba Enredo)
15h: Casa Caiada (Samba / Samba Enredo)
17h30: Maria Alice e Banda (Axé)
20h: Batukalia (Axé / Marchinha)
22h: Encerramento
02/03 (Domingo)
11h: Orquestra Jazz Sinfônica – Especial de Carnaval
13h: DJ Ronaldo Gomes (Carnaval para crianças / Concurso de fantasia)
14h: Bloco Azul e Branco
15h: Contratempo (Samba)
18h: Samba da Tia Rê (Samba / Samba Enredo)
20h: Encerramento
03/03 (Segunda-feira)
15h: DJ Ronaldo Gomes (Matinê no Clube de Mães)
17h30: Grupo Incandeia (Samba / Axé)
20h: Aline Pagnota e Banda (Axé / Marchinha)
22h: Encerramento