Poucos valinhenses sabem, mas um dos filmes que está encantando crianças e adultos nos cinemas brasileiros nestas férias – “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, que estreou no último dia 9 de janeiro – tem dois personagens PETs que conhecem bem Valinhos. Sony e Mac, da raça Parson Russell Terrier, que tem como tutor o publicitário Leandro Gandini, 44 anos, foram preparadas aqui mesmo em nossa cidade, no Espaço Ducão – Hotel Canino, daycare, agility e adestramento, que esta localizado no Joapiranga.
Leonado, que também é diretor de arte e filmmaker, conta que Sony e Mac – foram convidados para integrar o casting da Pet Arte Animais Atores, uma agência especializada no Rio de Janeiro, foi dessa parceria que surgiu a oportunidade delas participarem oi filme. “Elas participaram de uma seleção para fazer parte filme e, o fato serem bem treinados no agility, foi fundamental para a escolha. No filme, elas interpretam os cães do personagem Nho Lau, trazendo suas personalidades e habilidades para a telona”, disse.
Leonardo conta que pratica agility como esporte há 18 anos e, durante esse tempo, adquiriu uma vasta experiência em treinamento canino, tendo inclusive ministrado aulas de agility,
“O trabalho com Sony e Mac no mundo do entretenimento veio como uma extensão dessa paixão, e me proporciona grande satisfação ao vê-las brilhando nas telas, além de ser uma atividade complementar financeiramente interessante”, destaca.
Sony e Mac tiveram atuação impecável durante as filmagens do linga “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”. Leonardo conta que elas se comportaram de forma exemplar durante as gravações e interagiram muito bem com todo o elenco, especialmente com Isaac Amendoim (Chico Bento) e Pedro Dantas (Zé Lelé). “Nos bastidores, o elenco e a equipe de produção foram muito receptivos, e um dos momentos especiais foi quando Luís Lobianco participou de um ensaio fotográfico com elas no colo”, conta.
Fora dos holofotes e das câmeras as estrelas Sony e Mac levam uma vida normal de cães de companhia e segundo Leonardo são suas companheiras fiéis e fazem parte da sua rotina diária.
“Fora das câmeras, adoramos fazer trilhas, nadar, correr e praticar agility regularmente. Elas ainda participam de competições, mas não com a mesma frequência de antes”, explica.
PREPARATIVOS
Sobre o processo de preparação de Sony e Mac para o filme, Leonardo destaca em primeiro lugar que as duas já tinha uma rotina de treino de agility no Espaço Ducão – Hotel Canino em Valinhos, que segundo ele oferece ótima estrutura para atividades como adestramento, agility, hotel, daycare e um ambiente adequado para o desenvolvimento físico e mental dos animais.
Já especificamente para o filme conta que toda a preparação foi feita com base no roteiro, que recebeu cerca de 60 dias antes das gravações e a partir disso, treinou as duas para realizar as ações específicas que seriam necessárias durante as cenas.
Perguntamos a Leonardo qual foi o maior desafio no processo de filmagem e segundo ele foi uma cena em que a Sony precisava fingir ser um cão macho, levantando e segurando a perna em uma árvore, como fazem os machos.
Leonardo explica que a preparação de um cão para o mundo audiovisual é altamente especializada e exige treinamentos que garantam que o animal execute comportamentos com precisão, mesmo em ambientes repletos de distrações, como luzes, câmeras e movimentação intensa da equipe. Por outro lado, o adestramento familiar visa melhorar a convivência do pet no dia a dia, ensinando comandos básicos e formas de canalizar sua energia de maneira positiva.
O agility se mostra uma ferramenta eficaz para ambas as situações. No caso dos cães de gravação, melhora a concentração e a capacidade de seguir comandos precisos sob pressão. Para cães hiperativos, é uma excelente forma de exercitar o corpo e a mente, reduzindo comportamentos indesejados e promovendo um convívio mais harmonioso com a família. Ambos os processos demandam paciência, consistência e um ambiente rico em estímulos para garantir o bem-estar do animal.
Sobre a atuação delas sendo exibido nas telonas de todo Brasil, Leonardo conta todo orgulhoso que assistiu ao filme e ficou extremamente orgulhoso da atuação das duas “As cenas ficaram incríveis e acredito que elas merecem todos os elogios. Foi emocionante vê-las no cinema e perceber como todo o trabalho de preparação valeu a pena”, finalizou.
Sinópse – “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”

Um dos personagens mais queridos do universo de A Turma da Mônica irá enfrentar um grande desafio em Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa. Chico Bento acorda para mais um dia na Vila Abobrinha focado em conseguir subir em sua amada goiabeira para pegar a fruta sem o dono das terras saber. O que Chico não esperava era que sua preciosa árvore estaria ameaçada pela construção de uma estrada na região, já que, para desenhar a rodovia, será preciso pavimentá-la pela propriedade de Nhô Lau, exatamente onde a goiabeira está plantada. Focado em salvar a árvore, Chico Bento reúne seus amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade para acabar com o projeto da família de Genezinho e Dotô Agripino. Com a turminha se metendo em diversas confusões, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa traz uma aventura que irá tirar o sossego e a tranquilidade da Vila Abobrinha.
@espacoducao
@le.gandini