A exposição “A Beleza e a Dor”, organizada pelo coletivo valinhense Ocupe.Arte, foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 8, em Barcelona, na Espanha, abrindo o ciclo de brasilidade da recém-inaugurada Sala OR, no bairro de Gràcia. A mostra reúne o trabalho do fotógrafo e produtor cultural Tomás Cajueiro — fundador do Ocupe.Arte — em diálogo com o artista plástico Anderson Vicentini.
O projeto marca um novo passo para o Ocupe.Arte, coletivo que desde 2017 atua em Valinhos promovendo arte contemporânea, exposições, oficinas e ações educativas. O grupo dá início à sua atuação internacional, levando a estética e as reflexões construídas em Valinhos para o público europeu. Além disso, o coletivo tem uma série de atividades programadas para 2025 em diferentes cidades do Brasil, sempre com o objetivo de apresentar a produção cultural da nossa cidade e abrir caminhos para nossos artistas.
A exposição apresenta nove dípticos que combinam fotografia documental e pintura, criando um diálogo potente sobre as conexões históricas entre Brasil e Nigéria. As imagens foram feitas por Cajueiro em Lagos, em 2011, e mostram o cotidiano da cidade e o trabalho do Hearts of Gold Children’s Hospice. Em 2023, essas fotografias ganharam novas camadas visuais com as intervenções pictóricas de Vicentini, que busca valorizar a memória afro-brasileira e recontar as narrativas visuais sob uma perspectiva de resistência.
“É muito significativo ver uma proposta que começou em Valinhos ocupando um espaço como a Sala OR em Barcelona. O Ocupe.Arte sempre acreditou na potência da arte local para dialogar com o mundo”, afirma Cajueiro.
Além da exposição — que fica em cartaz até 26 de junho — o ciclo inclui concertos de samba, chorinho e bossa nova, além da projeção do documentário Olhar de Cícera, sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Também estão previstas visitas guiadas em português e espanhol, conduzidas por Cajueiro.
O projeto reafirma a missão do Ocupe.Arte de criar pontes entre territórios e fomentar a produção artística independente, reforçando o papel de Valinhos no circuito da arte contemporânea brasileira.
Serviço
📍 Sala OR – c/ de l’Or 25, Gràcia – Barcelona
📅 De 8 de maio a 26 de junho de 2025
🎟️ Abertura: 5 euros (com taça de cava). Entrada gratuita nos demais dias.
⏰ Terça a sábado, das 12h às 20h | Domingos, das 11h às 15h@tomas_cajueiro
@anderson_vicentini
@ocupe.arte