A exposição de imagens “Uma cidade, três nações” é uma verdadeira viagem no tempo para os visitantes da 74ª Festa do Figo e da 29ª Expogoiaba de Valinhos. Quem passeia pelo recinto da festa não pode deixar de conhecer o espaço dedicado exclusivamente a mostrar a história das colônias italiana e japonesa, que contribuíram para tornar a cidade a Capital do Figo Roxo e a maior produtora de goiabas in natura do país.
“A exposição tem por objetivo levar os valinhenses e os visitantes a uma viagem no tempo e mostrar que nossa história é muito rica, com personagens imbuídos de fazer com que Valinhos sempre progredisse, mesmo em um tempo em que não havia tantos recursos e oportunidades. Quero agradecer aos imigrantes de todas as nações que fizeram de Valinhos o que ela é hoje, em especial aos italianos, aos japoneses e seus descendentes, pela grande contribuição que deram para a nossa economia e agricultura”, menciona o prefeito Franklin.
Com 48 painéis coloridos, numa linguagem bem didática e com fotos memoráveis de várias épocas, toda a trajetória de sucesso do evento é contada aos visitantes que reservam um tempo para conhecer um pouco mais sobre a história de Valinhos.
O visitante Elias Kobayashi, de 68 anos e morador de Sumaré, elogiou a exposição. “Eu venho todos os anos a esta festa e gosto de apreciar todos os espaços, as atrações artísticas e exposições. Gostei dos detalhes das histórias e também das obras de arte”, disse ele, acompanhado da filha Giovana.
“A exposição foi idealizada a pedido do prefeito Franklin como uma forma de valorizar o trabalho das duas colônias – italiana e japonesa – a primeira por ter trazido o figo para Valinhos no começo do século XX e a segunda pela introdução da goiaba em meados do século XX”, destacou o curador da exposição, André Luiz Reis, secretário do Verde e Agricultura do município.