Nos últimos anos, muito se tem discutido sobre saúde mental no ambiente corporativo. A NR-1, que estabelece diretrizes para gestão de riscos ocupacionais, trouxe ainda mais atenção ao tema, principalmente no que se refere à prevenção do burnout entre os colaboradores. E, de fato, é fundamental que funcionários recebam suporte, pois colaboradores saudáveis produzem mais, adoecem menos e contribuem para ambientes de trabalho mais equilibrados.
Mas há uma pergunta que quase nunca é feita: quem está cuidando da saúde mental do empregador? O empresário, além de ser responsável por oferecer condições adequadas aos seus funcionários, enfrenta diariamente pressões enormes: manter a empresa financeiramente sustentável, gerar empregos, cumprir legislações complexas, lidar com crises econômicas e políticas, além de administrar expectativas de clientes, fornecedores e familiares. É uma carga emocional intensa que, quando negligenciada, pode levar a quadros de estresse crônico, ansiedade e até depressão.
Se falamos tanto sobre qualidade de vida dentro das organizações, não podemos esquecer que líderes também precisam de apoio. Um empresário sobrecarregado compromete não apenas a própria saúde, mas também a saúde de todo o negócio. Cuidar do empregador não é luxo, é necessidade estratégica: líderes equilibrados tomam decisões mais assertivas, conduzem equipes com clareza e inspiram confiança. Enquanto não incluirmos essa reflexão no debate, continuaremos cuidando apenas de parte da equação.
Ludy Barbosa é uma profissional dedicada ao desenvolvimento humano, atuando como Mentora de Autoconhecimento, Palestrante e Treinadora Comportamental. Sua sólida formação inclui certificação internacional em Master Coach Life Business e PNL pela Florida Christian University (EUA) e MBA em Neurociência, Psicologia Positiva e Desenvolvimento Humano pelo IPOG. Além disso, é Analista de Perfil Comportamental pela FEBRACIS. Com uma base na área da saúde, ela possui graduação em Enfermagem e especializações em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Educação. Ludy é também docente e atualmente estuda Psicologia. Contato (19) 98337-4737/ @ludybarbosa_mentory