sexta-feira, junho 6, 2025
  • Revista Valinhos Up!
  • Fale Conosco
  • Anuncie
Revista Valinhos Up!
  • Home
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
  • Agenda
  • UP! Gente que Faz
  • Carta do Editor
  • Gastronomia
  • Mundo Pet
  • Opinião
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Revista Valinhos Up!
  • Home
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
  • Agenda
  • UP! Gente que Faz
  • Carta do Editor
  • Gastronomia
  • Mundo Pet
  • Opinião
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Revista Valinhos Up!
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Estilo de Vida

Empatia como estratégia: por que ouvir seu cliente não é o bastante

Luciana Por Luciana
20 de maio de 2025
em Estilo de Vida
Tempo de leitura: 2 mins
A A
0
Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo
588
Compartilhamentos
3.3k
Vizualizações
Compartilhe no FacebookCompartilhe no XCompartilhe no LinkedInCompartilhe no WhatsApp

Você também pode gostar

Educação ambiental é força motora para desenvolver mudanças na prática

Sonhar é o começo. Planejar é o que faz acontecer

Valinhos conta com grupos de apoio para quem quer parar de fumar

Mais do que uma habilidade emocional, a empatia é uma ferramenta poderosa de gestão. Para Verusca Carósio — especialista em orientação a negócios e criadora de uma metodologia prática voltada para profissionais liberais e pequenos empreendedores —, compreender de verdade as necessidades do cliente é um ponto de virada nos resultados.

“Empatia é uma habilidade fundamental para você gerar conexão, compreender de fato as emoções do seu cliente, as reais necessidades. Vai além de ouvir. É de fato entender o que ele quer e sente e se colocar à disposição para atendê-lo — ou não, caso não seja o seu escopo. O saber entender para dizer não também é de muita valia e sabedoria. Já que nem todo cliente é pra ser nosso”, afirma Verusca.

Na sua abordagem, empatia não é “muita gentileza” — é presença, escuta ativa e clareza sobre limites. Verusca ensina que relações saudáveis, no mundo dos negócios, também passam por saber quando recuar, como filtrar melhor os clientes e, acima de tudo, como ouvir com atenção real.

4 atitudes práticas para aplicar empatia como estratégia:

  1. Escute com atenção (e sem pressa).

Preste atenção nas palavras, mas também no tom de voz e na linguagem corporal.

“Eu não sigo com a conversa se meu cliente está no celular. Porque sei que ele não está presente. Já parou pra pensar nisso?”

  1. Não se antecipe com respostas.

Evite pensar na solução enquanto o cliente ainda fala. Isso interrompe a escuta e afasta a chance de entender a verdadeira dor.

  1. Valide o que você entendeu.

Use frases como: “Se eu entendi bem, o que mais te incomoda é…”

Isso mostra cuidado, reduz ruídos e evita interpretações erradas.

  1. Não tenha pressa em resolver.

Muitas vezes, tentar entregar uma solução rápida impede que você descubra o que realmente está por trás da demanda do cliente. Investigue com calma antes de propor algo.

 

Sobre Verusca Carósio

Com mais de 20 anos de experiência em marketing e comunicação, Verusca lidera hoje uma atuação voltada à orientação prática e emocional de empreendedores. Seu trabalho foca nos pilares: Empatia, Gestão do Tempo, Objetivos e Marketing. A partir de consultorias individuais, cursos e conteúdo digital, ela ajuda a construir negócios mais sustentáveis e pessoas mais realizadas.

Tags: empatia
Compartilhe235Tweet147Compartilhe41Enviar
Publicação Anterior

Psicanálise e Bebê Reborn

Próxima Publicação

Movimenta Valinhos terá edições especiais com várias atividades

Luciana

Luciana

Relacionado Posts

Educação ambiental é força motora para desenvolver mudanças na prática
Estilo de Vida

Educação ambiental é força motora para desenvolver mudanças na prática

Por Luciana
5 de junho de 2025
Sonhar é o começo. Planejar é o que faz acontecer
Estilo de Vida

Sonhar é o começo. Planejar é o que faz acontecer

Por Luciana
2 de junho de 2025
Valinhos conta com grupos de apoio para quem quer parar de fumar
Estilo de Vida

Valinhos conta com grupos de apoio para quem quer parar de fumar

Por Luciana
30 de maio de 2025
Neste Dias das Mães, vamos cuidar de quem cuida
Estilo de Vida

Neste Dias das Mães, vamos cuidar de quem cuida

Por Luciana
9 de maio de 2025
Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo
Estilo de Vida

Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo

Por Luciana
3 de junho de 2025
Próxima Publicação
Movimenta Valinhos terá edições especiais com várias atividades

Movimenta Valinhos terá edições especiais com várias atividades

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Revista Up! Versão Digital

Edição Outuno_março 2025

Edição março de 2025

PUBLICIDADE

Mais lidas

  • SOTER promove encontro em Valinhos e discute o papel da religião na sociedade contemporânea

    SOTER promove encontro em Valinhos e discute o papel da religião na sociedade contemporânea

    662 Compartilhamentos
    Compartilhe 265 Tweet 166
  • Marie Méditerranéen chega ao Iguatemi Campinas

    611 Compartilhamentos
    Compartilhe 244 Tweet 153
  • A Importância da Extensão da Licença-Maternidade e da Estabilidade do retorno pós licença às mães de Bebês Prematuros

    600 Compartilhamentos
    Compartilhe 240 Tweet 150
  • Você não precisa de mais tempo. Você precisa aprender a usá-lo

    591 Compartilhamentos
    Compartilhe 236 Tweet 148
  • Chieko Aoki destaca importância e o potencial do turismo no interior de São Paulo

    590 Compartilhamentos
    Compartilhe 236 Tweet 148
PUBLICIDADE

Categorias

  • Agenda (56)
  • Carta do Editor (1)
  • Entretenimento (25)
  • Estilo de Vida (42)
  • Gastronomia (21)
  • Mundo Pet (19)
  • Opinião (28)
  • UP! Gente que Faz (29)
Instagram
Revista Valinhos Up!

Endereço: Rua Luiz Favrin, 332
Lenheiro – Valinhos/ SP
CEP.: 13272-020

Tel.: (19) 97141-2437
E-mail: [email protected]

Seja bem-vindo ao novo portal da Valinhos UP! Aqui, acreditamos no poder das histórias que inspiram, conectam e transformam vidas. Nosso compromisso é trazer conteúdo relevante, destacando conquistas, superações e iniciativas que impactam positivamente a comunidade. Explore notícias positivas, ideias inovadoras e reflexões que incentivam o crescimento pessoal e coletivo. Somos um espaço dedicado a celebrar o otimismo e promover conexões significativas. Navegue, compartilhe e faça parte dessa jornada de inspiração e transformação!

André Reis

Publisher e diretor Executivo

MTB: 56.841/SP

Luciana Brandini

Comercial

Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião da Revista UP! Valinhos.
© 2024 Revista Up! Valinhos - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entretenimento
  • Estilo de Vida
  • Agenda
  • UP! Gente que Faz
  • Carta do Editor
  • Gastronomia
  • Mundo Pet
  • Opinião

Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não expressam a opinião da Revista UP! Valinhos.
© 2024 Revista Up! Valinhos - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.