Em evento realizado nesta sexta-feira, dia 8, no auditório do SESC na cidade de Piracicaba em celebração ao Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, que completa 30 anos de execução, em 2024 – a professora/doutora Adriana Braga, recebeu homenagem ao lado de Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ, por terem criado o Programa em 1994, que então se chamava “Programa Semana da Água”.
A parte inicial do evento foi destinada ao seminário de avaliação do projeto, onde a plateia participou levantando questões e sugestões de aperfeiçoamento para as ações do Gota d’Água. Em seguida ocorreram as homenagens para as diversas personalidades marcantes que fizeram parte da história dos 30 anos do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental.
Adriana e Francisco são considerados os pais do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ. Os dois foram os responsáveis por replicar as “Classes de l’eau” (Classes de Água), que tiveram contato na França, aqui nas Bacias PCJ, a primeira aplicação aconteceu na escola Adoniran Barbosa, em Valinhos e que deu Origem a Semana da Água que foi considerado o maior programa de educação ambiental para recursos hídricos da América Latina, tendo recebido prêmios internacionais da Fundação Ford e da Fundação Ashoka.
O evento contou com a presença do prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Luciano Almeida, o presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e vereador de Rio Claro (SP), Júlio Lopes.
“Nossa gratidão aos franceses que nos ensinaram que os responsáveis pela conservação da água somos nós. E acredito que nesses 30 anos conseguimos, com muitas parcerias, implementar e manter isso. Por isso que ainda tomamos banho, por isso que ainda temos água para indústria, para produzir aqueles morangos deliciosos da região de Jarinu e Atibaia, portanto, o nosso agradecimento a todos que se sensibilizaram e fizeram a lição de casa”, comentou Lahóz.
O prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, participou da entrega dos prêmios e ressaltou a importância de ações como esta: “Eu acredito que é importante o que vocês estão desenvolvendo, como premiar iniciativas e projetos, porque eles podem mudar a cabeça das pessoas, porque o recurso hídrico é sim finito e a gente não vive sem água”, comentou o prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, Luciano Almeida.
O programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ foi destacado por todos como uma referência no trabalho de sensibilizar sobre a problemática da água nas Bacias PCJ e da sua importância para as Bacias PCJ e referência nacional. “Os 30 anos deste programa, dos quais 15 anos eu fiz parte, e ver os avanços dele, do projeto Gota d’Água e tanta gente presente aqui hoje, eu fico emocionada e bate o coração bem forte. Isso mostra o poder transformador da Educação Ambiental e, em especial, sobre a gestão de recursos hídricos. O processo de sensibilizar é constante e ver tantas pessoas engajadas nos enche de energia para continuar com esse projeto com tantos resultados para a região”, comenta a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andréa Borges.
Sobre o Projeto Gota d’Água 30 anos
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto “Gota d’Água”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolam a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.