Crianças costumam não conseguir manter o foco por muito tempo e se desconcentram facilmente. Uma técnica que traz benefícios e ajuda a evitar essas dificuldades é a meditação. Por meio de sessões com psicólogos, os pacientes mais jovens podem fortalecer a capacidade de manter a atenção e ter um momento de relaxamento.
“Utilizamos jogos, atividades e livros para deixar o momento mais lúdico, sendo uma ótima maneira de explicar para as crianças como a meditação funciona e como colocá-la em prática. Essas técnicas também podem ser feitas pelos pais e responsáveis após eles receberem as orientações dos profissionais”, explica Laise Vasconcelos, psicóloga e professora do curso de Psicologia da UNINASSAU Olinda.
A meditação tem diversos benefícios, pois trabalha desenvolvimento de habilidades socioemocionais e respiração. “As crianças se tornam mais tranquilas e calmas, aprendendo a lidar com a raiva, a ansiedade e a frustração de forma mais saudável. A técnica também ajuda na redução dos sinais de ansiedade, pois o paciente estará mais relaxado”, afirma a profissional.
A meditação infantil é uma maneira de promover a saúde mental, sendo considerada como uma terapia complementar. Ela permite que as crianças desenvolvam uma inteligência emocional.
“Alguns métodos utilizados pelos psicólogos são: pedir para o paciente fingir que está cheirando uma flor (inspirar) e, depois, soprar uma vela sem apagá-la (expirar); imaginar que está deitado em uma nuvem, com o intuito dele se sentir seguro e relaxado; ou, por meio do desenho de um semáforo, ensinar quando deve parar (vermelho), pensar (amarelo) e agir (verde). Esses são apenas alguns exemplos, mas temos muitas outras opções para trabalhar a meditação infantil de forma bem-sucedida”, finaliza Laise.