Com a aproximação do Carnaval, uma das maiores preocupações dos hemocentros — instituições que realizam atividades de hematologia e hemoterapia, fornecendo sangue para hospitais — é a queda na doação de sangue. Isso ocorre porque foliões vão para as ruas festejar e algumas pessoas aproveitam o feriado para fazer longas viagens, fatores que contribuem para a diminuição no número de doadores nos postos de coleta.
Preocupado com essa situação, o Rotary Club de Valinhos, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e apoio da Secretaria de Saúde, estará realizando na próxima terça-feira, dia 18, a sua segunda Campanha de Doação de Sangue de 2025.
“O Carnaval é um período em que se registra uma acentuada queda na doação de sangue, pois muitas pessoas aproveitam os quatro dias de folia para viajar e, naturalmente, há um afastamento dos doadores”, disse a presidente do Rotary Club, Kirsten de Vuono Geismar Petineli, que expressou sua preocupação em relação ao período, quando os bancos de sangue são muito exigidos.
Kirsten lembra que este ano o Carnaval acontece logo no começo do mês de março e, assim, a Campanha de doação da próxima terça-feira é de grande importância para o Hemocentro da Unicamp.
“Faço um apelo aos doadores para que participem desse movimento em prol da vida”, ressalta. A Campanha de Doação de Sangue do Rotary Club, em parceria com o Hemocentro, ajuda a abastecer os hospitais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que realizam cirurgias e procedimentos de alta complexidade para o tratamento de pacientes que dependem de transfusões de sangue para uma melhor condição de vida.
Entre janeiro e dezembro de 2024, o Rotary Club mobilizou 884 doadores, resultando em 747 bolsas de sangue, suficientes para salvar 3.096 vidas.
Para ser um doador, é importante estar apto e atender aos critérios estabelecidos pelo Hemocentro da Unicamp, que podem ser consultados no site www.hemocentro.unicamp.br. A apresentação de um documento de identificação com foto, como RG ou CNH, e a informação do endereço completo, incluindo o CEP, são obrigatórios no dia da doação. Menores de 18 anos também devem apresentar um formulário de autorização dos responsáveis.
O Rotary Club reforça que a doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que salva vidas. A organização espera contar com a adesão da população para superar as expectativas e garantir o sucesso da campanha.
Serviço:
Campanha Mensal de Doação de Sangue
Data: 18 de fevereiro
Local: Sede do Rotary Club de Valinhos, Rua Doze de Outubro, 635, Vila Santana
Horário: Das 8h30 às 12h