Desde o início da minha carreira, a figura da mulher vem permanentemente ocupando um lugar bem especial e notório! Duas das minhas primeiras esculturas, evocavam a eloquente figura da Mãe, no mais puro, maternal e terno ato da amamentação!
No tema Família que também tanto reverencio, a figura da mãe representada nos seus mais nobres gestos maternais, tem marcado sempre uma presença bem importante no meu processo criativo!
Histórias de mulheres de personalidade forte, sempre me cativaram e foi movido por essa admiração que ao longo do meu percurso, homenageei figuras como as da genial bailarina americana Isadora Duncan que tanto revolucionou e extasiou o mundo, com a liberdade da sua dança, e também a da ousada e provocante Salomé, fictícia, mas fabulosa figura central de sedução, na magnífica ópera Salomé, de Richard Strauss. A dramatologia Incomum na história destas duas mulheres, têm alicerçado e é parte relevante na origem das minhas criações.
À parte disso, figuras anónimas de mulher, invariavelmente fortes ou ternas, são um tema bem presente no meu histórico: “Mãe Valinhos”, “À Tarde no Parque”, “Maré alta”, “Intermezzo”, “A Libertada”, “Primavera” e as musicistas: “Rumores de uma Saudade”, “Trazemos pássaros nas vozes” e “Trila na noite uma Flauta”, são títulos de algumas das esculturas que venho criando, ao longo destes meus 50 anos de Brasil e nas quais aludo e enalteço a vigorosa figura da Mulher.
Mãe Valinhos
Estou certo que outras se seguirão, pois este tema é deveras sedutor, vasto e inevitavelmente continuará estimulando o meu pródigo lado criativo!…
Hoje, dia desta justa homenagem, é sem dúvida um verdadeiro privilégio, poder manifestar neste texto, o meu modesto tributo ao tão significativo Dia da Mulher!
SANTOS LOPES
Nascido em Abrantes Portugal e radicado há 50 anos no Brasil, o escultor Santos Lopes, mais recentemente, desde 2000, vive e trabalha também em Portugal, onde tem desenvolvido alguns trabalhos de Arte Pública e paralelamente exposto peças, das várias fases da sua carreira. Esculturas que têm feito sucesso em vários países do mundo, tais como as da série “Fragmentos Poéticos-Fernando Pessoa”, inspiradas nos poemas do genial poeta português e seus heterónimos e ainda os trabalhos da fase Isadora Duncan, homenagem do artista à revolucionária bailarina norte-americana, após sua temporada de quase três anos, em que estudou e morou em Nova York.
Santos Lopes tem verdadeiro fascínio pela figura humana; seus gestos, movimentos e atitudes. Mesmo nas suas primeiras obras, de quando tinha apenas 15 anos, já se identifica o seu talento para explorar esse tema em seu sentido mais universal.
Como num retrato de sua memória e das inúmeras vivências, ele funde a Europa, a África e as Américas do Norte e do Sul, dando-lhes rostos, cores, formas e conteúdos, construindo assim um lúdico universo sem fronteiras, capaz de contar a própria história do escultor.
Em uma de suas recentes exposições, “Esculturas em Bronze e Releituras em tela”, realizada em Lisboa, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Santos Lopes “abriu” o seu universo figurativo, reproduzindo algumas das suas esculturas, em desenhos sobre tela, contornos e cores.
Com visível maturidade, o escultor nos parece prender por seus relatos sensoriais, a cada nova fase.
Galeria Santos Lopes
site: santoslopes.com.br
Whatsapp: (19) 99237-8469
e-mail: [email protected]
@escultor_santoslopes