Receber convidados em casa pode ser um desafio, mas com criatividade e planejamento é possível criar encontros memoráveis. Detalhes na decoração, receitas práticas e atividades interativas podem transformar uma reunião simples em uma experiência sem igual.
Este artigo apresenta 5 ideias criativas para receber convidados de maneira charmosa e prática. Veja mais logo a seguir!
1 – Experiências gastronômicas diferenciadas
A comida é capaz de estreitar laços e criar momentos que ficam guardados na memória por muito tempo. Quando você é o anfitrião da vez, pensar no cardápio é uma das primeiras etapas para receber seus amigos e familiares com o carinho e atenção que eles merecem.
Sejam lanches, petiscos ou refeições completas, é importante conhecer as preferências e necessidades culinárias dos seus convidados, especialmente em relação a dietas restritivas. Se você vai receber veganos, vegetarianos, diabéticos ou celíacos, por exemplo, deve estar preparado para que todo mundo vá embora de barriga cheia.
Caso você prefira comprar a comida de algum restaurante, certifique-se que o estabelecimento usa ingredientes apropriados para as especificidades dos seus convidados.
Mas se o seu negócio é colocar a mão na massa, procure receitas que agradem a todos e possam respeitar as particularidades de cada um. Você pode fazer pratos que costuma comer no dia a dia ou utilizar aquelas receitas de família que sempre deixam um quentinho no coração.
Também vale procurar novas receitas nas redes sociais ou em sites especializados em culinária.
2 – Decoração e ambientação que fazem diferença
O ambiente faz toda a diferença quando o assunto é deixar os seus convidados confortáveis e acolhidos.
Além de deixar a casa limpa e arrumada, também é interessante apostar em decorações diferentes, como talheres e louças diferentes, arranjos de flores, iluminação estratégica e enfeites variados.
Se a criatividade faltar, a recomendação é buscar inspirações na internet — principalmente no Pinterest. Pesquise por termos como “decoração de festa”, “decoração de reunião de amigos”, “social gathering aesthetic”, “dinner party ideas”, entre outros.
3 – Atividades e interações para animar o encontro
Que tal animar sua reunião social com algumas atividades para entreter os convidados?
Para garantir que todos se divirtam e não se esqueçam tão cedo das suas habilidades como anfitrião, é bacana organizar alguns jogos e dinâmicas que possam tornar o momento ainda mais memorável.
O primeiro passo é encontrar atividades apropriadas para os convidados. Logicamente, a programação é diferente de acordo com faixa etária, gostos pessoais e até profissão das pessoas. Se atente a esses detalhes antes de montar o cronograma!
Confira também algumas sugestões:
karaokê;
jogos de tabuleiro (Banco Imobiliário; Cara a Cara, War, Lig-4, etc.)
jogos de cartas/baralho (Uno, Truco, Pife, Vinte e Um, Pôquer, etc.);
jogos práticos (mímica, stop/adedonha, etc.)
jogos esportivos (queimada, partidas de futebol, vôlei, sinuca, etc.)
jogos de bebidas (Beer Pong, Eu Nunca, Verdade ou Consequência, etc.)
bingo;
pintura de livros de colorir;
videogames.
4 – Planejamento e organização
O planejamento é um passo fundamental de qualquer evento, seja de pequeno ou grande porte. Isso não apenas vai garantir que os seus convidados tenham uma boa experiência, mas também que você não gaste mais do que deveria e mantenha sua casa em ordem.
Siga algumas dicas para assegurar que a sua reunião com amigos e família seja perfeita:
defina o tipo de festa (almoço, jantar, festa temática, reunião casual, etc.);
determine o número de convidados e monte a lista final;
prepare um orçamento mínimo e máximo, considerando também possíveis contratempos que podem resultar em gastos extras;
escolha a data, horário e local do encontro;
avise seus convidados antecipadamente para que todos possam se programar e comparecer ao evento;
planeje o menu e a carta de bebidas, lembrando-se de levar em conta as particularidades dos convidados (se necessário, não hesite em perguntar sobre preferências culinárias, possíveis alergias e intolerâncias alimentares, etc.);
garanta que a decoração seja compatível com o tipo de festa e providencie todos os materiais com o máximo de antecedência possível;
escolha a programação de atividades de acordo com a sua lista de convidados;
elabore um checklist com tudo o que deve ser feito, ranqueando as atividades por ordem de prioridade.
5 – O brunch como alternativa prática e elegante
Se você está sem muito tempo para fazer uma mega organização, mas ainda quer que seus convidados fiquem satisfeitos e impressionados, a ideia é preparar um brunch bem caprichado.
Esse híbrido de café da manhã e almoço é muito comum nos países da América dos Norte e Europa, mas ainda é uma novidade para muitos brasileiros. Tradicionalmente, a refeição acontece entre o final da manhã e o começo da tarde, o que permite um cardápio recheado de delícias.
Receitas de café da manhã não podem faltar, como pães, queijos e frios, ovos, tapioca, cafézinho, suco natural, bolos e frutas frescas.
Como o brunch nasceu nos Estados Unidos, você pode surpreender seus convidados com panquecas, waffles, maple syrup (xarope de bordo), smoothies, muffins, bacon, entre outros quitutes.
Você também pode criar um mix de pratos de café da manhã com receitas mais completas, como saladas, grelhados, massas, sobremesas e até churrasco. Caso precise de inspiração, consulte os sites culinários citados anteriormente neste texto!
Também é comum que o brunch seja acompanhado por bebidas alcoólicas, principalmente drinks doces e/ou com frutas. O mais famoso é a mimosa, um coquetel que leva champanhe e suco de laranja, mas cerveja e vinhos — sobretudo os refrescantes, para combinar com o evento diurno — também são mais do que bem-vindos.
Referências:









