O 1º Pet Day de Valinhos encerra a ampla programação da Semana do Meio Ambiente no próximo domingo, dia 8, no CLT Ayrton Senna. Promovido pela Secretaria do Verde e da Agricultura da Prefeitura, o evento começa às 9h e tem como objetivo reunir, pela primeira vez, tutores e cães adotados com o apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e de ONGs parceiras.
O evento se estende até as 13h, com uma ‘cão-minhada’ com saída do CLT Ayrton Senna. Terá ainda a presença de adestradores do canil da Guarda Civil Municipal (CGM) e participação do DAEV.
“Vamos aproveitar a Semana do Meio Ambiente para promover um grande encontro entre tutores, cães adotados e o Poder Público, além das entidades atuantes na causa animal”, reforçou o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, com participação dos Departamentos de Meio Ambiente, de Proteção e Bem Estar Animal e de Agricultura.
Segundo ele, a Semana do Meio Ambiente visa disseminar conhecimentos e incentivar escolhas conscientes, com adotar e cuidar de um pet idoso. A semana tem vasta programação, iniciando na nesta segunda-feira (dia 2).
Impacto da vida humana sobre o meio ambiente
Para a diretora do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, Alesandra Fontanesi, a conscientização ambiental vai além de plantar árvores e reduzir o lixo. “Pode ser uma atitude silenciosa e transformadora, que pode fazer toda a diferença: dar uma nova chance a animais idosos abandonados”, ensina ela.
Conforme ela, campanhas de adoção responsável durante a Semana do Meio Ambiente vêm crescendo em todo o país, com foco em animais adultos e idosos.
“Cães e gatos acima dos sete anos são, muitas vezes, os últimos a serem escolhidos e os primeiros a serem descartados. Muitos chegam aos abrigos após a morte ou abandono de seus tutores, vítimas da negligência. Ao contrário do que se imagina, eles ainda têm muito a oferecer, como carinho, companheirismo e uma tranquilidade que só os anos trazem”, explica a diretora.
A adoção de pets também é uma atitude ecológica. Ao optar por dar lar a um animal já existente, evita-se o incentivo à reprodução em massa, reduz-se o número de animais em situação de rua e desafoga-se os abrigos superlotados. “É uma forma de consumo consciente, com base na ética, mais compassiva, mais alinhada com os princípios da sustentabilidade”, acrescenta ela.
SERVIÇO:
1° PET DAY Valinhos e 1° Encontro de Animais Adotados de Valinhos “cão”minhada
Presença de Adestradores Canil da Guarda Municipal
Participação do DAEV, DMA e Bem Estar Animal
Encerramento da Semana do Meio Ambiente
Saída: CLT até a Fonte Sônia
Horário: 9h